reatividade
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Química Licenciatura
Disciplina: Química Geral
Profª Dra. Adriane Medeiros Nunes
Série de Reatividade Química
Bruna Gehrke
Daniela Vaiss
Eduarda Souza
Richele Rodrigues
Pelotas, 12 de Julho de 2013
Reatividade Química dos Elementos
1. Objetivo
Observar os elementos de acordo com a sua reatividade, fazendo experimentos para comprovar que existem reações e observar as características físicas e suas mudanças de cada composto após o fenômeno.
2. Introdução
A reatividade química está relacionada com a eletropositividade dos elementos. Quanto mais eletropositivo ele for mais reativo o elemento é, pois tem maior tendência em ceder elétrons. De acordo com isso também sabemos que quanto menos eletropositivo ele for menos elétrons ele precisa receber, por isso mais nobre é o elemento. Como mostra a figura abaixo:
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/propriedades-periodicas-dos-elementos-quimicos/propriedades-periodicas-dos-elementos-2.php
Quando colocamos elementos diferentes para reagirem pode ocorrer reações de óxido-redução. A transformação que converte um átomo neutro em um íon positivo (cátion) deve ser acompanhada pela perda de elétrons, onde temos o agente oxidante da reação. Juntamente com isso temos a transformação de um elemento neutro em um íon negativo (ânion), que é acompanhada pelo ganho destes elétrons, onde temos o agente redutor.
Para estas transformações existem equações, pois não é fácil saber se uma substância composta está sofrendo oxidação somente a partir da carga iônica.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais
Espátula
Pinça
Tubos de ensaio
1 Fasco com aparas de cobre
1 Frasco com aparas de zinco
1 Frasco conta gotas com AgNO3
1 Frasco conta gotas com H2SO4
1 Frasco conta gotas com HgCl
1 Frasco conta gotas