tudo sobre
Selecionar jogos e brincadeiras populares para a prática nas aulas de educação física;
Identificar diferenças entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos;
Compreender os conceitos de cooperação e competição, a partir da experimentação dos jogos;
Propor mudanças nas regras do jogo, visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, essa é a segunda aula de um plano de unidade que pretende resgatar e comparar jogos e brincadeiras tradicionais da infância. Neste sentido, realizaremos um mapeamento, junto aos alunos e aos pais dos alunos, de todos os jogos e as brincadeiras que eles conhecem e praticam. Esse mapeamento permitirá a problematização das aulas a partir de dois pontos: 1) explicitar a dinâmica da produção cultural dos jogos, comparando os jogos da geração anterior com os jogos realizados hoje pelas crianças; 2) entender quais são as características dos “jogos”.
Na primeira aula (Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações – Aula 1; ver: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=16051), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e as brincadeiras que eles conheciam. Nessa aula, o professor irá propor a experimentação de jogos que possuam características distintas, a saber, jogos cooperativos e jogos competitivos. Pretende-se debater a competitividade exacerbada em algumas atividades previstas em aulas de educação física, destacando que jogar “contra” implica necessariamente em jogar “com” alguém.
Dica: A atividade apresentada nesse plano de aula não considera que os jogos cooperativos são expressões mais relevantes que os jogos competitivos (esportivizados) ou vice-versa. Trata-se de tematizar esses diferentes “tipos” de jogos, na diversidade da