tudo sobre tudo
Em grego ética ¨Ethos¨ significa caráter, e em latim ¨Mores ¨quer dizer costumes socialmente estabelecidos que guiam a conduta humana. Então podemos dizer que ética está inteiramente ligada as ações humanas.
De acordo com o assunto que foi abordado no artigo ¨Senado Federal entra para o mundo corporativo¨ , constata-se que a ética no cenário do mundo atual, tem tido seu sentido distorcido, pois tem sido usada e levada para o outro lado de interesses pessoais, mostrando-se elástica a quaisquer interesses. Tais práticas tem sido camufladas em nosso meio social, criando a meia ética e por não ser fundamentada em verdades comuns, essa ética da simulação não resiste as verdades do tempo.
Essa realidade, seja na organização, no meio politico como visto no artigo, na sociedade, nos reforçam a extrema importância da pratica da ética nas ações dentro de uma organização, pois esta vem a complementar ações construtivas a fim de evitar corrupção, o jeitinho brasileiro e todas formas ilícitas que possam ser utilizadas em desacordo com os padrões utilizados pela organização.
As medidas corretivas para esse quadro é implementar um modelo de ação, um modelo de gestão de comportamento ético a fim de levar a prática da ética dentro da organização. Pois através de sua aplicação que a organização assegura sua sobrevivência, como resultado: melhor aceitação do público (investidores ,funcionários, clientes), proporcionando crescimento contínuo do seu valor.
É necessário criar nas organizações uma cultura fundamentada na ética, assim o ambiente vem a estimular a necessidade dos colaboradores a pratica da mesma.
Acreditamos então que a ética está para a organização como a educação está para a evolução da sociedade, é determinante para garantir a excelência e o crescimento