Síntese do filme a missão
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Maio – 2012
MARÇO – 2012
SÍNTESE DO FILME - A MISSÃO
Após a morte de um dos padres jesuítas pelos índios Guarani, é enviado outro sacerdote na tentativa de ganhar a confiança dos indígenas. Padre Gabriel atrai a atenção dos índios através da música. No começo é recebido com rispidez, mas aos poucos ganha a confiança e o respeito de todos.
Para que os portugueses desenvolvessem a colonização das novas terras foram, criadas capitanias hereditárias para tornar possível o povoamento e buscar novas fontes de riquezas. De acordo com as diretrizes básicas do novo regimento ditada por D. João III, que refere a conversão dos indígenas à fé católica, a fim de tornar a relação com os índios mais pacífica com raízes sólidas.
Surge então um grupo de mercenários chefiados pelo Capitão Mendonza, que capturava índios para vender e escravizar. Após sofrer uma decepção amorosa, ele mata seu irmão e se isola do mundo. O padre Gabriel vai visita-lo e o convence a ajuda-lo em uma das missões para se redimir dos seus pecados. Ele aceita mais vai pagando penitência até chegar à tribo. Ao chegar à tribo e reconhecido, mas recebe o perdão de todos. Mais tarde Rodrigo, o Capitão, torna-se um jesuíta e um grande defensor da tribo.
Com o esgotamento das matas costeiras de pau-brasil e a impossibilidade de os indígenas produzirem o que interessava aos europeus, os portugueses desistiram de colonizar através da ocupação. Com isso empreenderam o sistema de povoamento e cultivo de terras. Que tinha como objetivo o lucro com mão de obra barata. Para satisfazer os anseios da burguesia mercantil portuguesa os índios foram escravizados e enquanto mercadoria era fonte de lucro, já que eram eles quem transportava.
Cabia aos jesuítas a função de domesticá-los, que os ensinavam a confeccionar instrumentos musicais, construção de cabanas para morar, igrejas, plantações, o culto