esterilidade
A esterilidade é a impossibilidade , total ou parcial( semiesterilidade), de produzir gametas ( células sexuais) viáveis. Na espécie humana, alterações no material genético podem ser causa da esterilidade, sobretudo a masculina. A esterilidade masculina é mais comum é facilmente detectada por meio de um exame de contagem de espermatozoides ( espermograma ). Para as mulheres o diagnóstico é mais difícil, já que a causas são mais diversas.
POSSIVEIS CAUSAS DA ESTERILIDADE
NO HOMEM
NA MULHER
Produção de um número insuficiente de espermatozoides
Obstrução das tubas uterinas
Produção de espermatozoides imaturos, com escassa mobilidade ou com má formação , o que dificulta o processo de fertlidade
Falta de ovulação por desequilíbrios hormonais, por desnutrição ou por outros problemas de saúde.
Obstrução no canal que leva os espermatozoides até a uretra para ser expelido
Dificuldade de implantação do zigoto no endométrio. Assim, mesmo que ocorra a fecundação o embrião não se desenvolve
Problemas sexuais, como dificuldade de ejaculação
Problemas emocionais
A esterilidade atinge um grande numero de casais no mundo. Nos últimos anos houve um intenso desenvolvimento de tecnologias, drogas e procedimentos laboratoriais- as chamadas técnicas de reprodução assistida- que possibilitaram maiores chances de sucesso no tratamento desse problema. Duas técnicas utilizadas são a inseminação artificial e a fecundação IN VITRO.
A inseminação artificial : indicada quando a esterilidade se deve a incapacidade dos espermatozoides fecundarem o ovulo. Consiste em introduzir artificialmente o sêmem do parceiro no útero da mulher, quando ele está ovulando.
Fecundação in vitro- indicada principalmente quando a mulher tem problemas com a ovulação ou com a implantação do embrião no útero. Ela é estimulada com um tratamento hormonal para estimular o amadurecimento das células sexuais feminina, que são extraídos e fecundados em