Este estudo tem por finalidade testar a eficácia dos métodos de esterilidade e fertilidade a nós apresentados durante a aula.
Relatório de Microbiologia
Muriaé-MG
26 de Março 2014
1. Introdução
Este estudo tem por finalidade testar a eficácia dos métodos de esterilidade e fertilidade a nós apresentados durante a aula.
2. Desenvolvimento
Cada grupo plaqueou quatro placas de petri previamente esterilizadas, duas contendo Ágar nutriente e duas contendo Ágar MacConkey. Uma de cada foi usada para a prova de esterilidade e também uma de cada para a prova de fertilidade.
2.1 Esterilidade: Foi distribuído o meio MacConkey sobre uma placa e o meio Ágar Nutriente sobre outra placa, ambas previamente esterilizadas e foram mantidas numa estufa e foram observados após vinte e quatro horas na temperatura de trinta e sete graus Celsius.
2.2 Fertilidade: Foi semeado uma colônia de bactéria, com uma anca de platina previamente flambada no bico de bunsen e através dele, foi dissolvida num tubo com solução salina contendo 9 ml, homogeneizado até se tornar turvo, e finalmente, com o auxilio de um swab estéril foi executada a semeadura por esgotamento. Após, a amostra foi encubada à temperatura de trinta e sete graus Celsius e após vinte e quatro horas foi observado.
3. Conclusão
Através da prova de esterilidade pudemos constatar que a autoclave realmente conseguiu esterilizar os equipamentos utilizados por nós, uma vez que não houve crescimento de qualquer colônia bacteriana em ambas as placas.
Através da prova de fertilidade pudemos constatar o crescimento de colônias gram negativas no Ágar MacConkey e bactérias gram positivas no Ágar Nutriente.
Bolores e Leveduras em mel de abelha
1. Introdução
Este estudo tem por finalidade comprovar a presença de bolores e leveduras em uma amostra de mel de abelha.
2. Desenvolvimento
Através da pipeta foi pego 1 ml de mel de abelha e dissolvido em 9 mls de solução salina. Foi pipetado um ml dessa solução salina com mel de abelha e