Resenha Crítica do Artigo: Homens e Mulheres: O imaginário sobre a esterilidade na América Portuguesa
Mary Lucy Murray Del Priore é historiadora e professora de História, formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós doutorado pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, em Paris. Atualmente, é Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói e escreve para o jornal 'O Estado de São Paulo. Possui mais de 28 livros publicados, e é conhecida também por publicar livros com temas diversos, relacionando a história com por exemplo: mulheres, crianças e sexualidade.
Algumas das principais obras da autora são O Castelo de Papel ; A Carne e o Sangue, A Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos; Histórias Íntimas. Sexualidade e Erotismo na História do Brasil ; Matar para não morrer. A morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis. ; Condessa de Barral, a paixão do Imperador. ; O príncipe maldito. ; História do Amor no Brasil. ; História das mulheres no Brasil. ; Festas e utopias no Brasil colonial. e História da Criança no Brasil.
Mary Del Priore ganhou vários prêmios por suas publicações, dentre eles o Prêmio Casa Grande e Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Jabuti de Literatura, considerado o maior prêmio literário do Brasil.
No artigo em questão, Mary