Estequiometria
Data do experimento: 02/09/2011.
Santa Rosa do Sul, setembro de 2011
Introdução
A química sempre assustou as pessoas, não pela sua complexidade, visto que se trata de uma matéria simples, mas sim pelo emprego errado do termo química. A estequiometria é uma ferramenta essencial na química e é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Para uma reação química acontecer são feitas ligações de átomos e moléculas que são rompidas e restabelecidas de outra maneira. Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias
(produtos), diferentes das originais (reagentes).
Reagente limitante é o reagente cuja quantidade determina a(s) quantidade(s) máxima(s) de reagentes(s) que se gasta(m) e de produto(s) que se forma(m) nessa reação química.
Se as quantidades de todos os reagentes estiverem em proporções estequiométricas, todos os reagentes são limitantes.
O presente trabalho apresenta a reação entre o carbonato de cálcio e ácido acético.Ácido acético é um ácido fraco que se apresenta como líquido incolor, com forte cheiro a vinagre, solúvel em água em todas as proporções. Para fins fotográficos é comercializado com a concentração de 28%. É um produto corrosivo que deve ser manipulado com cuidado, pois pode causar graves irritações na pele, nos olhos ou nas vias respiratórias. Os seus vapores são inflamáveis, pelo que os frascos devem ser mantidos afastados das chamas.
Carbonato de Cálcio: É uma substância química de fórmula CaCO3. Principal componente de casas como os calcários. É um sal que tem características básicas que aumentam o pH de uma solução