estatisica
Indústria
Aprimora o processo de fabricação, testando a viabilidade econômica, faz os ajustes necessários no processo de fabricação dos produtos.
Bancos
Por necessidade interna ou para avaliar riscos, os bancos precisam fazer previsões á todo momento. Exemplo: Até para com a fila de banco a estatística contribui, foi descoberto que a fila única diminui o tempo médio de espera.
Empresas de Pesquisa de Opinião de Mercado
Lida com levantamentos de audiência de programas de televisão, testes de novos produtos e pesquisas para determinação do perfil dos consumidores.
Órgãos Governamentais
Como por exemplo o IBGE em que a estatística atua também trabalha nas declarações de impostos de renda
Definições:
Variáveis Qualitativas
Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).
Variáveis Quantitativas
Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala