Estagiária
.
A Odebrecht possui uma maneira diferenciada de gerenciar suas escolhas, atitudes e subordinados. A responsável por essa diferenciação é a TEO, uma filosofia de vida dividida em Princípios, Conceitos e Critérios concebidos por Norberto Odebrecht. Ela valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Prevê, ainda, um processo de delegação planejada, baseada na confiança e parceria entre Líderes e Liderados.
O que diferencia a Odebrecht e sua missão e valor é o elevado grau de organização, de sistematicidade de sua cultura, fruto de um esforço de décadas no sentido de pensar a prática e praticar o pensamento, disposto num conjunto de conceitos, princípios e critérios, ao qual Norberto Odebrecht denominou Tecnologia Empresarial Odebrecht.
Uma organização que tem a sua filosofia sistematizada forja um modo de ver, viver e conviver, que, ao ser comunicado, gera alinhamento entre seus integrantes. Alinhamento conceitual, estratégico, operacional e espiritual.
Porém é interessante explicar que:
“A TEO é algo muito maior do que um sistema de produção de bens e serviços. Trata-se de uma filosofia de vida dotada de um telos (finalidade): o ser humano como princípio, meio e fim; de um logos (conceitos, princípios e critérios claramente explicitados), de um ethos (o espírito de servir) e de uma práxis (prática), que é a produção de riqueza material e de riqueza moral (construção de relações de confiança dos seres humanos em si mesmos, uns nos outros e nas instituições que regulam o convívio social).”
Para que dessa forma não se confunda os conceitos aqui demostrados em algum tipo de sistema de produção/trabalho que existentes na cultura de outras organizações.
Em uma entrevista com Antonio Carlos Gomes da Costa que na época da entrevista estava lançando o livro “Ser Empresário” é possível encontrar uma declaração que define com clareza e