artigo pesquisa cientifica
2003;17(Supl 1):67-9
A pesquisa
Research
Otávio Augusto Câmara Clark*
Aldemar Araujo Castro**
RESUMO: O texto traz uma reflexão sobre os principais momentos da execução experimental, e aborda seqüencialmente: a) o que é a pesquisa?, b) por que fazer pesquisa?, c) como a pesquisa pode ser útil posteriormente?, d) quais são as etapas da pesquisa?, e) quem serão os autores da pesquisa? Finaliza citando a importância da análise de resultados e sua inserção no contexto da coletividade.
DESCRITORES: Pesquisa; Ética em pesquisa.
ABSTRACT: This text presents a reflection on the chief steps involved in experimental execution, and approaches sequentially the following aspects: a) what is research?, b) why carry out a research?, c) how can a research be useful in the future?, d) what are the stages involved in a research?, and e) who should be considered authors of a research? Finally, this article mentions the importance of results analysis and the relevance of the obtained results to the community.
DESCRIPTORS: Research; Ethics, research.
O QUE É?
A pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. Quem realiza a pesquisa pode, num nível mais elementar, aprender as bases do método científico ou, num nível mais avançado, aprender refinamentos técnicos de métodos já conhecidos. A sociedade e a comunidade beneficiam-se com a aplicação do novo conhecimento gerado nos indivíduos que a compõe. Para poder ser chamada de científica, a pesquisa deve obedecer aos rigores que impõe o método científico, sendo a principal propriedade a reprodutibilidade.
A definição de pesquisa varia de acordo com os autores: a) A pesquisa é um trabalho capaz de avançar o conhecimento (Goldenberg4, 1993).
b)