Estagio supervisionado
Aluna: Keyla Paula de Menezes Prof.(a). Supervisor (a): Luiz Carlos do Nascimento
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Betim
2011
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Graduação em Administração
Aluna: Keyla Paula de Menezes Prof.(a). Supervisor (a): Luiz Carlos do Nascimento
Relatório apresentado á disciplina de estágio supervisionado como requisito parcial para aprovação no referido conteúdo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Belo Horizonte
2011
1. INTRODUÇÃO:
A educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Portanto é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras.
Antigamente, a promoção de saúde bucal em escolas (BELLINI, 1991; PINTO, 2000) restringia-se apenas a ações com caráter de campanha, portanto eram esporádicas e descontínuas. Porém, com o passar do tempo desenvolveu-se a associação de métodos preventivos, combinando diferentes ações programáticas periódicas de caráter preventivo e educativo a fim de controlar e/ou reduzir o nível de doenças bucais que afetam uma dada população (PAULETO; PEREIRA; CYRINO, 2004).
Aos seis e sete anos de idade, com a entrada da criança na escola, tem início o chamado período de socialização. A escola, ambiente afetivamente neutro a seu respeito, tem um significado muito grande em função do desenvolvimento da sociabilidade. A escola e o ensino atendem a curiosidade da criança. Sua necessidade de realização e o desejo de firmar independência evidenciam a primeira forma de