estado e adm
Faculdade de Administração e Finanças
Disciplina: Estado e Administração Pública
Professor: Mario Cordeiro
Aluna: Ana Carolina M. Machado
Rio de Janeiro, 9 de Janeiro de 2015
Questionário de Avaliação
1) Devido a fragilidade e imparcialidade das Teorias Clássica e das Relações Humanas, muitos consideram a Teoria das Organizações mais ampla e completa. Na época existia a necessidade de um modelo que fosse capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos seus membros e que não fosse aplicável somente a fábrica, mas a todas as formas de organização. Juntando essa necessidade com o aumento e complexidade das organizações, ficava claro que as teorias existentes não eram suficientes para responder à situação, por isso, a partir das descobertas do trabalho de Weber as organizações começaram a aplicar o sistema burocrático e seu novo modelo proposto.
De acordo com Weber, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é burocracia. Uma de suas frases mais conhecidas é a de que "a organização é uma estrutura sistêmica, um grupo organizado e estável de meios adequados a fins" (Max Weber). Entretanto, segundo ele, nem todos os grupos sociais são organizações. Para o Weber, esses grupos se dividem em duas grandes categorias: os primários e secundários.
> Grupos Sociais Primários: São também chamados de informais, no qual predominam as relações pessoais. Fazem parte desse grupo as famílias, amigos e certos grupos de interesse social ou profissional. É importante salientar, que neste tipo de grupo as pessoas entram e saem voluntariamente.
> Grupos Sociais Secundários: Essa categoria abrange os grupos formais, pois com eles as pessoas possuem uma relação regida por regulamentos explícitos e categóricos. Tais regulamentos baseiam-se em normas de direito e obrigações para seus integrantes (regras e normas).
Todos os grupos possuem os elementos que definem as organizações,