Estado Governo E Adm
RAIMUNDO ANTONIO BASTOS SENA
TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Brasília - DF
Maio de 2015
1ª ETAPA: A ESTRATÉGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Um novo modelo de gestão.
1) É possível identificar pontos que favorecem a implantação da estratégia no órgão estudado? Justifique sua resposta.
Resposta:
Pouquíssimos pontos positivos podem ser destacados na implantação da estratégia no órgão estudado; dentre eles, podemos destacar a análise de cenários, que foi realizada com a consulta de especialistas renomados, proporcionando uma fotografia correta da atuação do órgão na resolução dos problemas da sociedade e suas perspectivas de crescimento.
Outro ponto positivo foi que o planejamento estratégico, a princípio, compreenderia toda a organização, o que, se tivesse sido feito, levaria ao alinhamento de toda a organização com a estratégia.
Ainda que tenha sido realizado com um pequeno grupo de servidores, as definições da missão, da visão e dos fatores críticos de sucesso foram apresentados de forma clara e coerente.
2) É possível identificar pontos que dificultam a implantação da estratégia no órgão estudado? Justifique sua resposta.
Resposta:
Baseando-nos dos dificultadores da implantação da estratégia propostos por Ansoff (1990), podemos citar:
- a natureza altamente política dos processos organizacionais é um dificultador natural na implantação de estratégia e no caso estudado mais ainda, pois vimos inicialmente que o principal motivador do planejamento estratégico no órgão estudado foi o de não ficar atrás das demais unidades, tendo em vista a determinação do Conselho Nacional. Além disso, internamente na Companhia de Defesa, a tentativa de implantação partiu de cima para baixo, sem considerar e requerer a participação de todas as unidades do órgão e contando apenas com a participação de um pequeno grupo de servidores.
- quando houve a investidura de uma nova direção no