Estado Nutricional
CIDADE DE MARINGÁ – PARANÁ
Priscila Miquelissa1; Bianca Andreia Almeida²; Tatiane ³
RESUMO: O objetivo do trabalho é avaliar o perfil nutricional de pacientes adultos internados em um hospital privado com uso de dieta enteral. Foi analisado o perfil nutricional dos pacientes . Os materiais utilizados foram as prontuários médicos e fichas de avaliação nutricional utilizadas em estágio curricular de pós graduação Lattus sensu de Nutrição.a, onde foram coletados os dados antropométricos dos pacientes. Os resultados obtidos foram de um percentual de 60% eutrófico e 40% desnutridosl. Assim conclui-se que o acompanhamento e atendimento dietético e nutricional é fundamental ao doente hospitalizado, já que durante a hospitalização ocorre a redução da aceitação dietética alimentar, por fatores psicológicos, referente ao processo patológico e a terapia medicamentosa instituída, sendo primordial a participação do paciente nessa adequação alimentar e dietética.
PALAVRAS-CHAVE: Aceitação; Dieta; Hospital Público.
INTRODUÇÃO
Em uma unidade hospitalar, vários são os critérios observados sobre os pacientes, desse modo visando exigências à dieta, a qual faz parte do tratamento (SOUSA, 2003).
O interesse na avaliação do estado nutricional em pacientes hospitalizados vem sendo despertado, com a constatação de grande incidência de desnutrição entre os pacientes internados na maioria dos hospitais (VANNUCCHI; UNAMUNO; MARCHINI, 1996). A desnutrição hospitalar tem sido associada à maior freqüência de complicações e aumento da mortalidade, resultando em internação hospitalar mais prolongada e maior custo, principalmente em pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos e maior tempo de internação (GUAITOLI et al., 2007).
O estado nutricional do paciente hospitalizado está associado com a evolução clínica, uma vez que o processo patológico depende de uma grande parte do estado nutricional do paciente (PRIETO,