Modelos Geocêntrico e Heliocêntrico
Trabalho elaborado por: Catarina
Baptista
Modelo
Geocêntrico
O Modelo Geocêntrico, apresentado pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), imagina a Terra como o centro do Universo.
Modelo
Geocêntrico
Modelo
Geocêntrico
Este sistema surgia das observações realizadas pelo homem no seu dia-a-dia: a Terra parece imóvel e todos os astros observáveis parecem estar em esferas que giram em seu redor.
"Ptolomeu explicou o movimento dos planetas através de uma combinação de círculos: o planeta se move ao longo de um pequeno círculo chamado epiciclo, cujo centro se move em um círculo maior chamado deferente. A Terra fica numa posição um pouco afastada do centro do deferente (portanto, o deferente é um círculo excêntrico em relação à Terra). Até aqui, o modelo de Ptolomeu não diferia do modelo usado por Hiparco aproximadamente
250 anos antes. A novidade introduzida por Ptolomeu foi o equante, que é um ponto ao lado do centro do deferente oposto em relação à Terra, em relação ao qual o centro do epiciclo se move a uma taxa uniforme, e que tinha o objetivo de dar conta do movimento não uniforme dos planetas". Kleper de Souza e Maria de Fátima
Modelo
Geocêntrico
O modelo geocêntrico, também conhecido como sistema ptolomaico, fora desenvolvido por filósofos da Grécia
Antiga, porém, coube ao filósofo Cláudio Ptolomeu de
Alexandria, destacar este modelo (90-168 d.C.).
Modelo
Geocêntrico
O sistema de Ptolomeu, o mais conhecido entre as versões gregas para explicar os movimentos dos corpos em torno da Terra, era uma complexa interação de círculos.
Ptolomeu acreditava que cada planeta orbitava em torno de um círculo, denominado de epiciclo, e por sua vez, cada epiciclo orbitava em um círculo maior, o reverenciador que fica em torno da Terra.
Modelo
Geocêntrico
O centro reverenciador não é a Terra mas, um ponto próximo do ponto médio da distância entre a Terra