Estado Nutricional
O estado nutricional expressa o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes estão sendo alcançadas,para manter as funções adequadas do organismo.Sendo assim a desnutrição pode ocorrer uma série de complicações, incluindo tendências a infecção,deficiência nas cicatrizações de feridas,insuficiência cardíaca,diminuição de proteínas.
Cabe ao profissional realizar a triagem e avaliação do estado nutricional do paciente, com base em protocolo , de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional. Em pacientes hospitalizados apresentaram desnutrição após a admissão hospitalar ou pacientes inicialmente desnutridos podem apresentar piora do seu estado nutricional durante o período de hospitalização. Dessa forma,torna-se necessário estabelecer o diagnóstico nutricional de indivíduos em decorrência da associação da desnutrição e complicações à saúde.
O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio da avaliação nutricional, que utiliza técnicas apropriadas de antropometria, anamnese alimentar, história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais. A enfermeira desenvolve um plano de cuidados com o paciente, quando ele é internado pela primeira vez. Isto inclui uma avaliação nutricional, que é um importante componente do quadro geral do paciente.
Pacientes em risco nutricional permanecem hospitalizados durante um período de tempo maior do que os pacientes saudáveis.
O paciente citado na aula tema sofria de uma deficiência nutricional, estava desnutrido pelo fato de não se alimentar direito,falta de nutrientes em seu organismo a perda de cabelo é causada pela falta de zinco e biotina,a deformação nas unhas é causada pela falta de ferro assim como a conjuntiva pálida.
Os profissionais de enfermagem devem também prestar assistência ao paciente sabendo qual a importância da nutrição em sua rotina. É essencial o aprimoramento para constituir uma assistência ao paciente, baseado no processo saúde/doença e em