estado de exceção em V de vingança
Jefferson Antonio Coelho
Jessica Oliveira
Kennedy Mirenda
Paloma Costa
RESUMO
Este trabalho será constituído de elementos que se baseiam numa perspectiva que nos colocam em face com o estado de exceção numa relação fundamentada com o filme V de Vingança, lançado em 2006.
Introdução O estado de Direito, que tem como comprometimento, cumprir leis que garantam direitos à dignidade humana, vê- se às vezes acometido pelo não cumprimento dessas leis cessando os direitos fundamentais à sua população por alguns fatores externo e interno. Um desses fatores pode ser o estado de exceção que é introduzido no meio do estado para fazer o contrário daquilo que o estado de direito prega. Vamos aqui fazer uma relação desse assunto com o filme assistido,V de Vingança, um filme originalmente lançado em 2006 que conta a historia de um revolucionário inglês que, inconformado com o total descompromisso com a verdade com a população, se vê ativo a fazer algo que influencie a sociedade inglesa a ver o que realmente acontece com as intenções do estado. A fim de causar uma instabilidade no governo e, principalmente, uma instabilidade no modo de pensar causando uma conscientização política em torno de, pelo menos, uma maioria da sociedade que agora via-se diante das injustiças cometida por aquele estado. E assim, criando um terreno propicio para entrar ai, a figura de um revolucionário que tinha como prioridade a quebra de um regime quase totalitário, a liberdade do pensamento e modo de viver dos cidadãos. O filme transborda situações e ações que nos levam a uma característica de estado denominado, estado de exceção que permeava normalmente naquela sociedade.
1. Contestações ao Estado Constitucional: o estado de exceção O V de Vingança é um filme baseado numa historia que se passa numa Londres futurista no século XXI, onde o Chanceler Adam Sutler impõe um governo autoritário e opressor, no