Atps ciencias socias
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
CURSO: Administração- 3º Período – 2013
Pólo: Manaus-Am.
Turma: N21
Equipe:
Igor de Souza Barros – RA 389401
Mikhail Iwanon da Silva – RA 389102
Introdução
RESUMO:
Demonstração do resultado do exercício (DRE)
Conceitos e Legislação.
A DRE é uma demonstração financeira que evidencia o resultado apurado pela campanha por meio do confronto entre as receitas despesas e custos. A apresentação desse relatório é analítica e estruturado, demonstrando o resultado liquido de uma empresa (lucro ou prejuízo) em um determinado período. O resultado Obtido pela DRE poderá ser positiva, negativa ou nulo.
Regime Contábil adotado para a elaboração da DRE é o de competência: receitas e despesas são apropriadas ao período de apuração em função de sua inocorrência (fato gerador) e independentemente de seu reflexo financeiro, ou seja, se foram recebidas (receitas) ou pagas (despesas) dentro do período de apuração. A DRE é uma peça de caráter econômico(relacionado à riqueza) e não financeiro (relacionado a dinheiro)
As normas da elaboração das demonstrações financeiras, constam da Lei das S.A Lei n. 6404/1976 atualizadas pelas leis n. 11.838/2007 e 11.941/2009, art. 187.
A elaboração da DRE também esta disciplinada pela norma Brasileira de contabilidade (NBC;0 T 3.3, aprovados pela Resolução 696/90 do CFC.
Estrutura da DRE – Receitas e custos