ATPS de ciências socias
ETAPA 1 5
Cultura 5
Indivíduo 5, 6
Sociedade 6, 7
ETAPA 2 7
A Classe Operária 7, 8, 9
ETAPA 3 9
Divergências sociais 9
Morro do Bumba - Situação dos moradores 9, 10
Defesa Civil pode usar PM para retirar moradores - Descaso das autoridades 10
Ilha das Flores - A miséria 10
Ilha das Flores – Diferença social 10, 11
ETAPA 4 11
Meio Ambiente 11
Pajerama 11
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 12
CULTURA
Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos naturais que sempre estiveram com ele desde que nasceu e assim será com seus filhos e netos.
A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repulsivo para outra, cultura e aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade, alguns valores encontrados na cultura brasileira atual estão o individualismo, o conforto material, e a religiosidade.
Tosas as culturas apresentam uma tendência de considerarem seus hábitos, costumes e valores como sendo superiores ou melhores que os dos demais grupos sociais.
INDIVÍDUO
A sociedade precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Esta claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem aí uma concordância de todos os cientistas.
Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo a que pertence. Ao nascer, a criança possui apenas potencialidades de tornar-se humana. Ao interagir com outros, passa por várias experiências, e vai sendo socializada.
A esse processo,