ATPS - Ciencias Socias
Centro de Educação a Distância
ATPS – Ciências Sociais.
Profª. Cláudia Benedetti.
Administração
Tutor presencial: Bauru / SP
2013
CAPITULO 1
Desenvolver um relatório sobre as Ciências Sociais, relacionando o seu objeto de estudo com o significado de: Cultura, indivíduo e sociedade. O resultado desse relatório será uma analise crítica sobre seu processo e pratica na sociedade, além de benefícios e vantagens que a acompanham.
1.1 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
A cultura esta presente em nosso mundo desde a criação do ser humano. Cada ideia, lei, mito ou até mesmo um senso do que é certo e do que é errado formam a cultura de um povo.
Não se pode dizer que uma cultura é melhor que outra. Cada país com seus costumes, alimentos diferenciados e maneiras de se vestir diferente, se formaram a partir de valores que herdaram da cultura que já existia em uma sociedade anterior. A formação da cultura de cada um não é algo transmitido hereditariamente, mas sim de cada contribuição das pessoas e valores que a cercam desde o seu nascimento.
Para Peter Berger todos nós construímos a nossa cultura e podemos modificá-la. O senso individual de cada um sobre cultura passa a se formar a partir da criação que começamos a receber, com nossos pais ditando o que podemos fazer como fazer e quando fazer.
Embora cada país ou região tenha seu tipo de cultura, existem elementos que são os mesmos em uma sociedade. Por exemplo, todos os países possuem um idioma, certo grau de tecnologia, um sistema de punição entre outras particularidades. Embora se diga que todas as culturas são importantes, em muitos lugares se desenvolve o etnocentrismo, ou seja, a crença de uma cultura ser superior à outra. Ao longo da história conseguimos encontrar vários tipos de etnocentrismo, podemos até citar o exemplo de Hitler em achar que eram uma raça pura mais privilegiada do que outras.
Outro fator importante sobre a cultura é o complexo