ATPS Ciências Socias
Administração
Ciências sociais
ATPS de Ciências sociais
SUMÁRIO
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE 3
INTERAÇÕES SOCIAIS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 4
QUESTÃO PARA REFLEXÃO 4
REFLEXÃO SOBRE DIVERGÊNCIA SOCIAL 5
RELATÓRIO FINAL E REFLEXÃO SOBRE A EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................9
Introdução
As ciências sociais, em especial as disciplinas antropologia, sociologia e ciências políticas podem ser vistas como verdadeiras chaves para a compreensão do homem, umas vez que se detém as relações culturais sócias e políticas, que os homens estabelecem. Seu objetivo é ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas intenções sócias, assim expressando-se de modo critico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional e diferentes modelos organizacionais.
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
A história da humanidade mostra que o homem sempre viveu em grupos e que o contato com esse grupo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. O ser humano se percebe no mundo e se vê completamente diferente das demais realidades existentes. É ele quem dá sentido a existência dos existentes. Dá sentido porque pensa, porque se socializa e porque manipula os elementos da realidade, gerando cultura.
A cultura é um conjunto de padrões funcionam como um guia para os membros da sociedade, inclui o conhecimento, as crenças, a arte a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidade adquiridos pelo homem como membro da sociedade. E surgi a partir do momento que se tem uma regra; uma norma; e tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, e os costumes.
O Individuo é um representante da espécie como, por exemplo, uma pessoa