Cigarra
Nome comum: Cigarra
Nome científico: Cicada orni
Ordem: Auchenorryncha
Aspectos Biológicos: Nessa subordem estão as cigarras, as cigarrinhas, as jequitiranas-bóia etc. Os Auchenorrhyncha têm um complexo mecanismo para produzir e receber sons, cujos componentes principais são o timbalo e o tímpano, localizados dorso e ventrolateralmente no abdome, respectivamente. O timbalo está presente em ambos os sexos, mas é mais desenvolvido nos machos. Esse sistema está mais bem desenvolvido nas cigarras, que produzem sons audíveis. Entretanto, cigarrinhas e outros Auquenorrhynchos provavelmente produzem sons não-audíveis, como sinais acústicos transmitidos por meio das plantas em vez do ar (GALLO, D. et al. 2002) .
Na superfamília Cicadoidea é mais evidente terem os machos um aparelho produtor de sons, que fazem funcionar geralmente durante o dia e nas horas de mais sol. Cada cigarra emite um som cujo timbre lhe é peculiar. Quanto ao fim ou utilidade desse ruído, representando, evidentemente, um caráter sexual, é de crer que também desempenhe papel saliente na aproximação dos sexos. Em geral pouco ativas, as cigarras denunciam sua existência, mais pelo ruído que produzem, que por voarem ou andarem à nossa vista. A duração do desenvolvimento postembrionário é sempre demorada, podendo ser de um à vários anos (LIMA, A. M. 1942) .
Muitos Fulgorideos, quando pousados, têm o hábito curioso de andar de lado e para trás. As formas jovens de Cicadelideos, além de morfologicamente semelhantes às adultas, tem hábitos idênticos. Assim é que também exibem o curioso hábito de deslocamento, já referido anteriormente para os Fulgorideos (LIMA, A. M. 1942).
Os Auchenorrhynchos reproduzem-se, em geral, por vai sexuada e oviparidade. A postura é feita sobre folhas e ramos ou no interior dos tecidos das plantas (GALLO, D. et al. 2002). O desenvolvimento é paurometabólico, havendo particularidades como nas “cigarras” referido como hipometabólico. Ninfa e adultos são