asstec
6.1
QUADRILÁTERO DO FOGO
Combustível: elemento que reage com o oxigênio, produzindo a combustão. Os combustíveis podem ser divididos em: sólidos, líquidos e gasosos. Um dos métodos de extinção consiste na retirada do material combustível (ação física).
Calor: elemento que dá início ao incêndio e que incentiva a sua propagação. O método de extinção mais utilizado consiste no controle da reação de combustão ou resfriamento do material incendiado, sendo a água o agente extintor mais utilizado.
Oxigênio: elemento responsável pela manutenção das chamas e intensificação da combustão.
Denomina-se “abafamento” ao método de extinção que consiste na diminuição dos níveis de oxigênio abaixo da concentração requerida pelos materiais para queimar. Exemplos: utilização de panos para controle de pequenos incêndios; utilização de sistemas de inundação total com gás carbônico.
Reação em Cadeia: ocorre na reação química da combustão (exotérmica) e acaba por retro-alimentar o processo. O método de extinção pela inibição da reação em cadeira da combustão aplica-se àquelas em que há produção de chamas. Existem elementos capazes de reagir com os radicais ativos intermediários da reação química da combustão, intervindo e rompendo a reação em cadeia.
6.2
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 3301/1991 - “Disposições sobre normas de prevenção e proteção contra Incêndio”.
Esta Norma fixa os requisitos indispensáveis a Prevenção e Proteção Contra
Incêndio nos prédios e estabelecimentos do Município de Santa Maria, considerando, principalmente, a segurança de pessoas, instalações, equipamentos e mercadorias.
Lei Estadual No. 10987/1997, RS.
Estabelece normas sobre sistemas de prevenção e proteção contra incêndios, dispõe sobre a destinação da taxa de serviços especiais não emergenciais do Corpo de
Bombeiros e dá outras providências.
Instalações Hidrossanitárias Prediais
1
Decretos Estaduais No.