E-COMMERCE
Administração
E-COMMERCE
Bruno de Amorim Valduga
Estefani Mayara Vick
Luiz Marcelo Ruckert
Priscila Lúcia dos Santos
Sharon Winny Januário
Administração mercadológica
Caio C. Ferrari Santângelo
Itajaí/SC
2013
Introdução
Este trabalho descreve inicialmente as definições de E-commerce, assim como sua história e evolução ao decorrer dos anos – década de 60 à atualidade.
Além de o conteúdo trazer bastante informações e dados no âmbito mundial, procuramos voltar as pesquisas para Brasil, que é iniciante no E-commerce. Mesmo sendo iniciante comparado às potências mundiais, o Brasil já conta com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e ABCOMM.
A expectativa de crescimento no Brasil são bastante animadoras, em 2013 espera-se um crescimento de 35% comparado à 2012 e o faturamento em cerca de 10 bilhões de reais.
Nossa pesquisa também trás tópicos interessantes como: As categorias mais vendidas; os sites mais visitados; os maiores sites de compras online; como abrir um e-commerce; plataformas; vantagens de comprar online; vantagens de vender online; melhores sistemas de pagamento; o papel das mídias e redes sociais; entre outros...
O que é E-commerce?
“É a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio” (Albertin, Alberto Luíz).
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que