dissertaçao Karl Max e Emile Durkhein
A fim de analisar os sistemas sociais, Karl Marx e Emile Durkheim buscaram construir conceitos voltados para a tentativa de interpretar critérios científicos a realidade social.
Karl Marx apresentou alguns conceitos, tais como a Mais – Valia, alienação e ideologia.
A Mais - Valia, visa explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista, onde o trabalho gera a riqueza. Um exemplo desse conceito seria, um determinado funcionário trabalhar mais, e receber uma menor valor referente ao trabalho realizado, reduzindo o custo do investimento e aumentando os lucros do patrão.
Na alienação, o trabalho humano é processado a fim de gerar subsídios que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem a produziu, para se transformarem, indistintamente, em mercadorias. Um exemplo de alienação é aquele trabalhador que está restrito a uma atividade única rotineira, que não participa de todo processo da produção.
A ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos, é uma concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. Através da ideologia, são produzidos imaginários e lógicas de identificação social cuja função seria tirar o conflito entre as classes sociais. Um exemplo de ideologia seria a constituição de uma sociedade, pois é necessário um conjunto de ideias para sua construção.
Já, Emile Durkheim, outro grande sociólogo, diz que a sociedade é antes de tudo, um conjunto de ideias e é por meio de sua consciência que os homens se ligam. Seguindo essa teoria ele apresentou outros conceitos: os de solidariedade mecânica e orgânica que o levaram à distinção dos principais tipos de grupos sociais – a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
A solidariedade mecânica, que ocorre nas sociedades primitivas, nas quais os indivíduos diferem pouco entre si e partilham dos mesmos valores e sentimentos e a