estado de contrastes
Santa Catarina reúne em seus 95,4 mil km² atrações para todos os gostos e idades, desde famílias que buscam sossego e natureza até jovens que querem agito e festa. São quase 300 cidades com grande influência dos imigrantes europeus: O litoral foi colonizado pelos portugueses açorianos, o Vale do Itajaí pelos alemães, parte da região sul e norte pelos italianos, e o oeste pelos gaúchos de origem alemã e italiana. Essa diversidade faz com que cada região tenha suas especificidades e ofereça para o turista um mundo diferente a cada passeio. É uma terra de contrastes: da cultura típica com o desenvolvimento econômico, de praias urbanizadas com lugares de natureza intocada, de calor e neve.
A economia também contrasta uma agricultura forte, baseada em minifúndios rurais com o quarto maior parque industrial do país; indústrias de grande porte e milhares de pequenas empresas. Santa Catarina é um dos estados mais ricos do Brasil, importante polo exportador( maior exportador de frango e carne suína do país) e consumidor, e responde por 4 % do produto interno bruto do país. Podemos destacar a produção de cerâmica no sul, de motores e metalurgia no norte e o setor têxtil no Vale do Itajaí.
Para escoar essa produção, uma malha rodoviária integra as diferentes regiões. A principal rodovia é a VR-101, que atravessa o litoral. Além disso, o estado conta com cinco portos – São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba, Laguna e Navegantes – estradas de ferro e quatro aeroportos. Florianópolis, Serra Catarinense e Itajaí.
Além de uma economia forte, Santa Catarina também apresenta elevados índices de alfabetização, crescimento, emprego e renda per capita, muito superiores à média nacional. A capital, Florianópolis, tem o quarto melhor índice de desenvolvimento humano do país.
Todas essas características somadas às belezas naturais fazem do estado o terceiro maior polo turístico nacional. Santa Catarina oferece ótimas opções de passeios para todas as épocas