A Dinâmica do Contraste
Contraste e Harmonia
O contraste é uma oposição intensa entre duas ou mais coisas, sendo que uma se sobressai perante as demais. A harmonia é diretamente o contrário: as coisas concordam entre si, não há competição. Há contraste e harmonia em tudo no mundo, mas é nas artes onde eles são mais observados. Para criar um layout dinâmico, é indicado usar recursos de contraste e para um layout mais tranquilo, as de harmonia. Por exemplo, seria possível entender o calor sem o frio, o alto sem o baixo, o doce sem o amargo?
Todavia uma peça completa requer o entendimento entre as duas classes de técnicas, já que o contraste incentiva à interatividade e a harmonia impede a confusão e cansaço do usuário. A própria combinação de contraste e harmonia é contrastante e harmônica ao mesmo tempo. Isto é, não há como desunir um do outro, por mais que se tente evitar um dos lados, sempre haverá contraste e harmonia nas peças.
O contraste é uma força de oposição a esse apetite humano, desequilibra choca, estimula,chama a atenção. Se ele não teria sensações, mais sim um clima de morte. No mundo tudo tem contraste e harmonia, para criar um layout, por exemplo, um layout dinâmico precisa de contraste e harmonia.
O Papel do contraste na visão
No procedimento de articulação visual, o contrate é uma força vital para a formação de um todo coerente. Em todas as artes, o contraste é um poderoso instrumento de expressão, portanto simplifica a comunicação. O aparato da visão humana tem importância secundária: a luz é a chave de nossa força visual. No processo de ver, dependemos da observação da justaposição interatuante dessas gradações de tom para ver os objetos. O papel da cor também é importante e não afeta os valores tonais, a luz física tem uma vasta gama de intensidade tonal ao passo que o pigmento (um material que muda a cor da luz transmitida ou reflectida como resultado de uma absorção selectiva num dado comprimento de onda). Em outras palavras o