imagem
A defeco grafia é exame de imagem valioso no estudo da fisiologia anorretal e, portanto, com extensa aplicação na avaliação e diagnóstico de diversas afecções coloproctológicas que cursam com sintomas de constipação, sensação de evacuação incompleta, incontinência fecal, dor pélvica obscura, proctalgia e tenesmo, entre outras. Além disso, em algumas situações após cirurgia anorretocólica, pode ser utilizada como método de avaliação do resultado e acompanhamento pós-operatório. Nas últimas décadas tem-se observado aumento do interesse da comunidade médica pelo exame, em parte, pelo melhor entendimento da fisiopatologia dos distúrbios colorretais e, também, pelo aprimoramento da técnica, como é o exemplo da videodefecografia dinâmica computadorizada, que permitiu maior difusão e melhora na qualidade do exame. Diversos aspectos da defeco grafia são discutidos neste artigo, desde indicações para o exame, metodologia, até interpretação dos resultados. A técnica do exame, incluindo princípios básicos e os avanços mais recentes, também foi abordada.
Uni termos: Defeco grafia; Videodefecografia dinâmica computadorizada; Técnica; Constipação; Distúrbio pélvico-retal; Defecação obstruída.
INTRODUÇÃO
A defeco grafia é método radiológico de estudo da defecação que fornece imagens das alterações morfofuncionais da pelve e do segmento anorretal. Os primeiros relatos de estudos radiológicos da dinâmica pélvica durante a evacuação foram de Waldir, em 1952, mas apenas depois dos estudos de Maio ET al., em 1984, foi que o exame despertou interesse da comunidade médica mundial (1–4).
O aprimoramento da técnica de exame e a melhor compreensão da fisiopatologia das afecções anorretais, ocorridos nas últimas décadas, proporcionaram maior difusão e reconhecimento da defeco grafia como valioso método de estudo da fisiologia da dinâmica pélvica e de distúrbios colorretais, como decência, constipação, incontinência fecal, dor anal, tenesmo, entre outros (5–7).
O presente