Imagens
Apesar de algumas pessoas ainda acharem que o monitor de cor verde e obra de ficção em alguns filmes ele é mais rela e foi mais usado do que se pensa.
Os monitores surgiram junto com a computação pessoal. No final da década de 70 surgiram os primeiros modelos compactos e passariam a ser usados junto com maquinas da época. Foi nesse período que surgiram os monitores CRT (tubo - Cathodic Ray Tube ou Tubo de Raios Catódicos) de fósforo verde que era o nome dado aos monitores monocromáticos ( precederam os monitores CRT colorido ), lançado em meados dos anos 1980 pela IBM juntamente com monitores AMBAR, estes por sua vez so reproduziam caracteres na cor verde ( em varias tonalidades ) e sofriam com o efeito chamado “efeito fantasma” (Alguns monitores de fósforo verde eram fornecidos com uma cobertura de fósforo particularmente intensa, tornando os caracteres muito claros e bem definidos (e assim fáceis de ler), mas gerando um efeito de persistência de brilho algo perturbador ).
* O SURGIMENTO DAS CORES
As primeiras placa de vídeo coloridas a surgirem trouxeram três padrões de vídeo. Lançado em 1981 o padrão CGA (Color Graphics Adapter) permitia que poucas cores chegassema às telas (no total 4 cores principais e até 16 tonalidades ).
Três anos depois a mesma empresa criou o padrão EGA (sigla para expressão inglesa Enhanced Graphics Adapter), foi criado pela IBM sendo o segundo padrão grásfico colorido na história do microcomputadores IBM PC que permitiam até 64 cores. As capacidade gráficas compatíveis com IBM PC no padrão CGA eram limitadas e o novo adaptador acrescentou novos modos de vídeo e uma maior quantidade de coree exibíveis simultaneamente. Embora lançado junto com o IBM PC/AT, o EGA podia ser utilizado também em PC XT, ambos de 16 bits da IBM. O EGA foi bastante usado até meados de 1987,