Parasitologia
Aula 3- Giardia lamblia – Giardíase
Trofozoítos são flagelados e possuem 2 núcleos.
Ciclo monoxênico – um único hospedeiro. Os trofozoítos são encontrados na porção superior do intestino delgado, onde vivem colados à mucosa. Podem produzir irritação no tecido.
A Giardia não aparece regularmente nas fezes sendo necessária a coleta de amostras em intervalos de alguns dias. Pode também ser diagnosticada através de exames imunológicos.
Muitos casos são assintomáticos. Crianças e suas famílias são frequentemente afetadas, trabalhadores de creches, turistas de países em desenvolvimento, pessoas que vivem no campo e que bebem água não tratada.
Sintomas: flatulência, anorexia, dores abdominais, diarréia, gases, intolerância ao leite e a laticínios (não relatada anteriormente), interferência na absorção de gorduras, deficiência de vitaminas.
Trabalhos científicos descrevem a capacidade do leite materno de destruir a Giardia, possui atividade citotóxica.
Giardia é encontrada nas fezes de animais silvestres e domésticos, água de cachoeira= infecção cruzada animais x homem.
Prevenção: higiene pessoal. São resistentes a filtração e cloração. Para purificação da água utilizar solução de iodo: colocar 6g de cristais de iodo em uma garrafa âmbar com 60 ml de água. Tampe, agite e aguarde 2 horas. A dicione água na proporção: 12,5 ml para 1 L e dixe a 25°C antes de beber. Cryptosporidium parvum
Infecta as células do epitélio intestinal e/ ou os brônquios em mais de 150 espécies de vertebrados. É parasita intracelular obrigatório e tem como forma infectante os oocistos que são eliminados nas fezes. É um parasita não específico e se desenvolve em bovinos, suínos, aves e ratos.
Sintomas: diarréia líquida, cólicas, anorexia, vômitos, desidratação, nauseas, febre, perda de apetite. Vias respitatórias: tosse e febre. Grupos de risco: jovens e mulheres grávidas podem ser mais afetados, imunodeprimidos, crianças em períodos pré