Contraste
O controle mais eficaz do efeito visual encontra-se no entendimento de que existe uma ligação entre mensagem e significado, por um lado, e técnicas visuais por outro. O controle crucial do significado visual encontra-se na função focalizadora das técnicas. E nenhuma técnica é mais importante para o controle de uma mensagem visual do que o contraste.
CONTRASTE E HARMONIA
As técnicas visuais foram organizadas em polaridades. E todo e qualquer significado existe no contexto dessas polaridades. “O princípio básico da ‘forma’ determina essa estreita relação entre unidade aperceptiva e distinções lógicas, que os antigos conheciam como ‘unidade na diversidade’.” No processo de articulação visual, o contraste é uma força vital para a criação de um todo coerente. Em todas as artes o contraste é um poderoso instrumento de expressão, o meio para intensificar o significado, e, portanto, simplificar a comunicação. A harmonia é colocada como sendo polaridade de contraste, mas ambos têm significados profundo na totalidade do processo visual. O nosso organismo parece buscar a harmonia, um estado de tranqüilidade e resolução. O contraste é uma força de oposição a esse apetite humano. Desequilibra choca,estimula, chama a atenção. Sem ele, a mente acabava com todas as sensações, criando um clima de morte e de ausência de ser. Vemos mais do que precisamos ver, mas nosso apetite visual nunca se dá por satisfeito. Quando o processo visual avança rumo à neutralidade absoluta, o que deve nos preocupar é o processo, e não o resultado final.
O PAPEL DO CONTRASTE NA VISÃO
No alfabetismo visual, a importância do significado do contraste começa no nível básico da visão ou da ausência desta, através da presença ou da ausência de luz. A luz é a chave de nossa força visual. Tudo o que vemos pode investir-se das duas propriedades dos valores tonais, a qualidade pigmentaria da brancura ou do negror relativos do