Educação, aprendizagem e desenvolvimento
No processo de construção do conhecimento é fundamental conhecer os comitentes epistemológicos que embasam o conceito de conhecimento oferecendo recursos teóricos para a prática pedagógica. Para Freud as primeiras investigações são sempre sexuais e não podem deixar de ser: o que está em jogo é a necessidade que tem a criança de definir, antes de mais nada, seu lugar no mundo. E esse lugar é, a princípio, um lugar sexual.
Assim, as perguntas sobre a origem das coisas estariam na base das investigações sexuais infantis. As crianças vão à escola para aprender a ler e a escrever não parecem denunciar nenhuma dessas preocupações.
Veremos os pensamentos que perpassam por várias teorias do desenvolvimento infantil, aprendizagem e também do âmbito da educação, comparando com a prática vivida no dia a dia.
EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
O grande desafio para professor em termos de sua formação e atuação na educação de alunos com deficiência mental está em fazê-lo entender o aluno como uma pessoa que age, decide e pensa por seus próprios meios.
A aprendizagem se realiza em processos de constituição do conhecimento. Ela permite aos homens a experiência de transformação: aprendendo, eles se modificam e modificam o real. A construção de nossa sociedade e do mundo em que vivemos relaciona-se tanto aos processos de aprendizagem e às concepções.
O crescimento da criança é um fator relevante em todos os aspectos, pois é preciso que se tenha um desenvolvimento integral, ou seja, social, psicológico, por isso é fundamental oferecer condições a criança de ter um desenvolvimento sócio-afetivo adequado e desenvolver também a sua capacidade de aprendizagem respeitando os limites de cada idade.
Na Teoria de Lev Simionovitch Vygotsky encontramos um amparo para a forma de como trabalhar com esses alunos. Ele constitui-se como um marco teórico e prático sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas