Est gios de desenvolvimento
Para Clark: Primeiro estágio setor primário (agropecuária), segundo estágio setor secundário (manufaturados), terceiro estágio setor terciário (comércio e serviços).
Para Kuznets: haveria concentração de renda nos estágios iniciais, mas que reduziriam a medida que as desigualdades na mão-de-obra seriam minimizadas.
Uma aplicação das formulações de Kuznets é a Teoria de Etapas de Rostow:
Em início da década de 1960, W. W. Rostow (The stages of economic growth, 1959), sugeriu que os países passam por cinco etapas de desenvolvimento econômico, os quais, conforme sua análise é:
Sociedade tradicional. (agrária com pouca tecnologia)
Pré-requisitos para o arranco.
Melhorias na acumulação de capital, na qualificação da mão de obra. Aumento da atividade agrícola. Investimento em infraestrutura
Arranco ou decolagem (take off)
Aumentos no investimento líquido surgem novos segmentos industriais (bens duráveis, melhora na estrutura político social).
Crescimento auto-sustentável.
Amadurecimento de tecnologias e habilidades empresariais.
Idade de consumo de massas.
Produção de bens de consumos duráveis de alta tecnologia e serviços.
Na primeira etapa, a sociedade tradicional, caracteriza-se por uma estrutura que se expande dentro de funções de produção bastante limitadas, na qual predomina uma economia baseada em atividades de subsistência e onde uma proporção substancial de seus recursos é destinada à agricultura, a qual se traduz na sua mais importante atividade econômica. A produção é caracterizada por ser intensiva em trabalho, verificando-se uma utilização de limitadas quantidades de capital, cuja forma de alocação é determinada majoritariamente pelos tradicionais métodos de produção, refletindo-se em um nível de produtividade também limitado. Na segunda etapa são criadas as condições prévias para o arranco, a partir de importantes mudanças econômicas e não econômicas. Há um aumento da taxa de acumulação de capital, em relação à taxa de