ATPS Movimentos Sociais
Disciplina: Serviço Social
( Nomes do(s) alunos e RA
ATPS – Serviço Social – Movimentos Sociais
Caruaru- PE
Maio/ 2015
Etapa 1.
Passo 1.
Os Movimentos Sociais civis têm um histórico de lutas por causas diferentes. Nessa busca incessante por direitos do cidadão: ter trabalho e dignidade com salários justos, saúde, educação, moradia, segurança, etc, bem como a luta contra o preconceito e a discriminação como os movimentos contra o racismo, preconceito de gênero e inclusão social entre outros.
Maria da Graça Gohn apresenta diferentes tipos de mobilizações e movimentos sociais todos formados e defendidos pela população discriminada na busca de melhores condições de vida e de direitos de exercer sua cidadania.
É necessário ter que refletir acerca das lutas sociais no Brasil, tanto em sua historicidade, como em suas tendências principais. Percebemos que nesse ponto de vista e da de busca de melhoras, o povo vai por meio de seus movimentos sociais no decorrer da história criando formas e fortalecendo-se cada dia mais no desejo e conquistas de seus direitos adquiridos.
Entre as décadas de 1950/60, os movimentos sociais vão ganhando forma e definindo estratégias de luta e conquistas, trazendo para toda a sociedade mais uma prova da garra e da força que tem a sociedade unida por um mesmo ideal.
Passo 2.
O livro de Maria da Glória Gohn “Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo” mostra um painel temático e histórico das organizações sociais, com a intenção de fomentar o debate civil desses movimentos organizados, voltados para a transformação da realidade nacional.
O contexto atual dos principais movimentos sociais da América Latina é um dos panos de fundo do cenário para discutir suas formas, demandas, identidade que constroem redes que as estruturam, manifestações culturais e políticas sociais a que se articulam.
O novo milênio apresenta uma conjuntura social e