Estruturas de Controle de Repeti ao 4
Estruturas de Repetição
Vamos imaginar um programa que tenha que executar um determinado trecho de instruções por cinco vezes, por exemplo, um programa que peça a leitura de uma valor para a variável X, multiplique esse valor por 3, colocando-o à variável de resposta R e apresente o valor obtido repetindo a sequencia por cinco vezes, conforme exemplificado em português estruturado:
Algoritmo “cinco _vezes”
Var
X : inteiro
R : inteiro
Inicio
Escreva(“Informe um valor”)
Leia X
R<- X*3
Escreva R
Escreva(“Informe um valor”)
Leia X
R<- X*3
Escreva R
Escreva(“Informe um valor”)
Leia X
R<- X*3
Escreva R
Escreva(“Informe um valor”)
Leia X
R<- X*3
Escreva R
Escreva(“Informe um valor”)
Leia X
R<- X*3
Escreva R
FimAlgoritmo
• Para casos deste tipo existem comando apropriados para repetir determinados trechos de programa o numero de vezes que for necessário, esses comandos são chamados de laços, loppings ou malhas de repetição.
• A principal vantagem deste recurso é que o programa pode ter um tamanho menor, podendo sua amplitude de processamento ser aumentada sem alterar o tamanho do código.
Repetição: Teste lógico no Inicio do
Laço
É uma estrutura que realiza um teste lógico no inicio do laço, verificando se é permitido executar o trecho de instruções submetido a este laço.
A estrutura em questão é denominada enquanto, conjunto de
Instruções enquanto...faça...fim_enquanto, essa estrutura tem o seu funcionamento controlado por decisão, ou seja, pode executar um determinado conjunto de instruções enquanto a condição verificada for verdadeira, quando a condição da rotina se tornar falsa, o processamento é desviado para fora do laço. Se a condição for falsa logo no inicio, as instruções do lago serão ignoradas.
Algoritmo
1. Criar uma variável para servir como contador com o valor inicial 1.
2. Enquanto o valor do contador for menor ou igual a 5, processar os passos 3, 4 e 5.
3. Ler um valor para a variável X
4. Efetuar a multiplicação do valor de X