Esquema
Neste ponto a um acordo generalizado entre as ponte de contratualismo moderno, tanto Hobbes quanto Locke legitimam o poder iminentemente todo o poder deve ser conferido justamente por não está dado pela natureza ou por mandamento divino, Partindo assim pelo estado de natureza, passando pelo contrato social resultando na sociedade civil. * Em que convergem Hobbes e Locke quanto ao contrato social no que se refere às etapas e aos sujeitos do pacto?
Apesar de suas particularidades ao contrato, se ambas se igualam no livre consentimento dos indivíduos para a confirmação do pacto estabelecido pela sociedade e regularizado pelo Estado. * Compare os contratos de Locke e Hobbes quanto à finalidade, mostrando em que divergem.
Para Hobbes o contrato firmados entre os homens é um pacto de submissão pela qual visa a preservação de suas vidas através de um terceiro (homem ou assembleia), já Locke o contrato social e um pacto de consentimento e que tem por finalidade a preservação e consolidação ainda mais dos direitos que os homens possuíam originalmente no estado de natureza(propriedade: bens , vida e liberdade). * Em que divergem Hobbes e Locke quanto ao contrato social no que se refere à violação?
Hobbes afirma que o contrato social é violado quando um indivíduo desobedece as leis