Esquema
O trabalho tem como vontade somar outras visões de analise critica sobre a ideia de cidadania. Delimitando se a duas vertentes dessa ideia, uma a cerca de cidadania como um valor econômico e outra como valor gnosiológico e utilizando de base teórica- metodológica o pensamento de Antônio Gramsci. A pluralidade de sentidos no uso do termo cidadania
O sentido do uso do termo cidadania é diversificado por cada grupo social ou de indivíduos que estão presentes na sociedade, e além de diversificado possui também características próprias o que dificulta em alguns momentos a compreensão do uso desse termo.
Palavras-chaves: Cidadania e diversificado.
A cidadania com valor econômico: o cidadão cliente
O cidadão é apresentado como um cliente (que se torna individualizado devido à globalização) das diversas mercadorias demonstradas na sociedade e não apenas mercadorias no sentindo de compra e uso, mas sim ultrapassando essa ideia e abrangido a questão politica e também um cliente que consome passivamente muito do que lhe é vendido.
Palavras-chaves: EUA, Nilson José Machado, cliente.
A cidadania com valor “gnosiológico”²: o cidadão como conhecedor de direitos e deveres
A palavra cidadania relacionada com direitos e deveres tentando fazer do cidadão um conhecer de seus direitos e deveres e ser atuante nas questões que desrespeitam esses conceitos ligados a cidadania. E ser apenas conhecedor também não te faz cidadão e necessário criar uma nova visão do mundo para que se possa atuar exigindo seus direitos dos aparelhos estatais e fazendo seus deveres.
Palavras – chaves: Direitos e deveres, conhecimento.
A cidadania com valor ético-político: o cidadão enquanto sujeito de seu próprio destino histórico
A cidadania é algo que vem sendo tratado desde a Grécia-antiga até os nossos dias tentando