Biomedicina
1- “O tráfico negreiro trouxe lucros consideráveis para seus comerciantes, fosse o destino dos escravos a lavoura canavieira, fosse a área da mineração ou a da lavoura cafeeira. O fato incontestável é que a escravidão preponderou como forma de trabalho e marcou as relações sociais que com ela decorreram no Brasil da Colônia até o Império.
Qual a lição da escravidão? Por que se ocupar de um tema tão árduo e que preferiríamos esquecer? A escravidão foi, entre nós, a primeira forma sistemática de exclusão social, tema, hoje, tão caro a quem quer que pretenda refletir sobre qualquer contexto brasileiro um pouco mais amplo. Desenvolvemos no Brasil técnicas para conviver e tolerar a exclusão social que se perpetuam até hoje.”
Adaptado do Texto I da disciplina Brasil: contextos e atualidades, p.23 do vol. I, da Apostila do Núcleo Integrador.
De acordo com o que se pode ler no Texto 1 do vol. I da Apostila do Núcleo Integrador, responda as questões abaixo:
A- Por que a escravidão foi um negócio lucrativo na economia brasileira nos tempos coloniais e do Império? Descreva um fator. (1,25)
B- Com relação à afirmativa de que a sociedade brasileira desenvolveu "técnicas para conviver e tolerar a exclusão social que se perpetuam até hoje", apresente um exemplo ou manifestação desse fato. (1,25)
2- “Quando falamos em cultura indígena, não podemos esquecer da relação dos índios com o meio ambiente. Mesmo não sendo ‘naturalmente ecologistas’, aos povos indígenas se deve reconhecer o crédito histórico de terem manejado os recursos naturais de maneira branda. Souberam aplicar estratégias de uso dos recursos que, mesmo transformando de maneira durável seu ambiente, não alteraram os princípios de funcionamento e nem colocaram em risco as condições de reprodução deste meio....
Mas, atualmente, como está a população indígena no Brasil? Onde eles estão?”
Adaptado do Texto 2 da