esquema
Esquema corporal é um termo utilizado por Head apud Gruspun (1983) decorrente de estudos que levaram a localizar o mecanismo da formação da imagem do corpo é a forma concreta de comunicação do indivíduo com o mundo, sendo uma representação inconsciente, preconciente e consciente
Ele envolve um conjunto de capacidades motoras, habilidades e hábitos que capacita os movimentos e a postura do corpo no eixo gravitacional, e como tal é um sistema de funções motora e postural, o esquema corporal designa o domínio do sujeito sobre seus movimentos e músculos e sobre as ações motoras. No esquema corporal, a ritmicidade dos movimentos vai se desdobrar de movimento em praxias, agitação em ação e de turbação em ato. O aleatório do movimento corporal passa a ser intencionado, ou seja, há um sujeito que deseja nas ações, e seus movimentos se direcionam aos objetos desejados (Jerusalinsky, 2004).
É a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio, permitindo o relacionamento com pessoas, espaços e objetos que o rodeiam. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo, Wallon (1974. p.9).
Ele é tido como a "experiência imediata de uma unidade do corpo, (....) percebida, porém é mais do que uma percepção, é a imagem tridimensional que todo sujeito tem do seu próprio corpo, não abordando sob a ótica de uma mera sensação ou imaginação, mas da apercepção corporal, mesmo que a informação tenha chegado através dos sentidos; está intimamente ligado à imagem do corpo, porém sua estruturação ocorre de acordo com o uso que fazemos de suas partes, pode-se dizer que o esquema corporal é construção mental funcional que o indivíduo faz de seu corpo.
O esquema corporal é uma aquisição lenta e paulatina. Desenvolve-se desde antes do nascimento, se incrementa em forma notável desde este até o