Esquema sobre spinoza
Vida
1.1. -Nasceu na Amsterdã em 1932, foi um grande estudioso da bíblia talmud, também se dedicou ao estudo de Sócrates, Platão, Aristóteles entre outros.
1.2. -Ganhou fama pela sua ética ter sido escrita em formula de postulado, definições e oposições à superstição.
1.3. -Defendia que Deus era imantente.
Conteúdo Filosófico
2.1. Defendeu que Deus e a Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações.
2.2. -Tratou os mundos físicos e mentais como dois mundos diferentes que nem se sobrepõem nem interagem, mas coexistem em uma só coisa que é a substância.
3.3. -Também propunha uma espécie de determinismo, segundo o qual absolutamente tudo ocorre através da necessidade e nunca da teologia, até o comportamento humano, sendo ele totalmente determinado, então para ele a liberdade é a nona capacidade de saber que somos determinados a compreender que agimos como agimos.
3.4. -Ele defende também que a emoção pode sobrepor a razão, para ele uma emoção pode ser ultrapassada apenas por uma emoção maior. A distinção crucial era entre emoções óticas e passivas, sendo que a primeira é compreendida racionalmente as outras não.
Substância
3. 1.-Para Spinoza, a substância não possui uma causa fora de si, ela é a causa de si mesma(causa sui), por isso ela é totalmente independente, pois sua existência basta-se em si mesma.
3.2 -Apesar de ser denominado Deus, a substância de Spinoza é radicalmente diferente do Deus judaico-cristão, pois não tem vontade ou finalidade já que a substância não pode ser sem existir, o Deus de Spinoza não é alvo e preces e muito menos exigiria uma religião.
3.4. -Spinoza extrai as suas consequências extremas: só existe uma única substância, que é precisamente Deus. Atributos
4.1. -Para Spinoza os atributos são todos os gêneros de ser constituem a substância cuja única distinção desta é que são