espetrofotometro
Introdução (diapositivo 2)
De um modo geral estas práticas laboratoriais consistiram na preparação de soluções padrão obtidas por diluição de uma solução stock, que foram posteriormente utilizadas para elaborar uma curva de calibração que relacionava os valores de absorvância com as concentrações das soluções diluídas, cujo o declive ( absortividade molar) nos possibilitará determinar a concentração da solução desconhecida de permanganato de potássio aplicando a Lei de Lambert Beer.
Diapositivo 3
CARACTERÍSTICAS
Permanganato de potássio: Este composto é comburente, isto é, favorece a combustão de compostos orgânicos, daí termos que prevenir o contacto com substâncias inflamáveis e com o peróxido de hidrogénio.
É também nocivo para a natureza, não devendo ser derramado em águas residuais, pois é poluente. Tem vários riscos, nomeadamente, ser nocivo por inalação e ingestão e em contacto com a pele provocar queimaduras.
Ácido sulfúrico: Para além de também ser comburente, é irritante, tóxico, corrosivo, sendo assim perigoso para a saúde. Caso haja contaminação, devemos retirar as roupas contaminadas e lavar abundantemente com água a região afetada.
Em ambos os casos é necessário, para além da bata, o uso de óculos de segurança e luvas
Diapositivo 4
Materiais
Enumerar os materiais que se utilizaram. Para relembrar, Instrumentos tipo IN ou EX : os do tipo IN (balões volumétricos) diz-nos o volume que consegue conter os do tipo EX (pipetas) referem-se ao volume que consegue escoar. Os instrumentos do tipo Ex são mais precisos, pois neste utilizamos a pipeta volumétrica para preparar uma solução mãe.
Diapositivo 5
No procedimento tivemos que preparar dois tipos de soluções que foram a solução mãe e as soluções padrão.
Quanto a solução mãe tivemos que retirar 5 mL com uma pipeta volumétrica para um balão volumétrico e 100 mL perfazendo o volume com a solução de H2SO4 de 1M.
É claro que tivemos que ter o cuidado de humedecer as