Relatório de observação dos pigmentos existentes nos cloroplastos
Fotossíntese – Pigmentos fotosssintéticos.
2- Resumo:
· Nesta experiência prepara-se uma solução de clorofila bruta em seguida realiza-se uma cromatografia da mesma. Em seguida determina-se o valor da absorvância dos comprimentos de onda pelos pigmentos através de um espetrofotómetro.
· Fotossíntese é um processo físico-químico realizado pelos seres vivos autotróficos, em que o dióxido de carbono e água, são transformados em glicose através da energia solar.
· Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).
3- Palavras-chave:
Pigmentos; Cloroplastos; Fotossíntese;Clorofila;cromatografia;autotorficos;espetrofótometro;
4- Observações/Resultados:
5- Discussão dos Resultados:
· Procedimentos:
1- Corta-se as folhas em vários pedaços e colocamo-las dentro de um Goblé;
2- Adiciona-se em seguida 75 ml de Álcool aos vários pedaços das folhas;
3- Com a ajuda de uma varinha mágica “rela-se” o conteúdo do Goblé até que não se consiga praticamente distinguir as folhas do Álcool;
4- Em seguida procede-se a dois tipos de filtração, 1º com um filtro de pano e depois com um papel;
5- Após a filtração coloca-se a solução resultante (solução de clorofila bruta) numa caixa de Petri e depois faz-se o processo de cromatografia registando assim a distribuição dos pigmentos fotossintéticos.
6- Por fim põem-se a solução de clorofila bruta resultante da experiência anterior no espetrofotómetro e determina-se a absorvância de comprimentos de onda por parte dos pigmentos fotossintéticos presentes na solução de clorofila bruta.
· Importância dos pigmentos:
Os pigmentos são responsáveis pela captação de luz, elemento fundamental para a realizar a fotossíntese.
·