Relat Rio Fisiologia Vegetal
Escola Superior Agrária
Unidade Curricular: Fisiologia Vegetal
Relatório: Nº 1,2,3 e 4
Extração dos Pigmentos dos Cloroplastos
Separação de Pigmentos Verdes e Amarelo
Separação de Pigmentos Foliares por cromatografia em coluna
1º ano /1º semestre
Alunos: Mara Albuquerque nº 2591 - C.E.T. Agricultura Biológica Tânia Aparas nº 2890 - C.E.T. Agricultura Biológica
Viseu, 2014
Índice
Objetivo 3
Introdução 3
Procedimento experimental 3
Material 3
Metodologia 4
Resultados 5
Conclusão 5
Bibliografia 5
Objetivo
O principal objetivo deste trabalho experimental resume-se na observação dos diferentes pigmentos existentes nos cloroplastos, que se distinguem através da sua cor.
Introdução
Os pigmentos dos cloroplastos localizam-se nos tilacóides. Estes são sistemas de membranas internas do cloroplasto que contêm clorofilas sendo, portanto, o local de ocorrência das reações de luz da fotossíntese. Têm como principal função a absorção da energia radiante e a transferência dessa energia a uma série de compostos oxirredutíveis os quais permitem a formação de O2, ATP e NADPH+H importantes para as fases das reações fotoquímicas e bioquímicas da fotossíntese. O pigmento que participa diretamente das transferências de elétrons é apenas a clorofila a, enquanto a clorofila b e os carotenóides têm uma atuação indireta, transferindo a energia luminosa á clorofila a. Cada tipo de pigmento tem uma estrutura química definida que determina sua coloração. Assim, a clorofila a é verde azulada, a clorofila b é verde-amarela, as xantofilas são amarelas e os carotenos são alaranjados.
Uma amostra quando é cromatografada possui cor, onde se pode visualizar as diferentes zonas coloridas descendo pela coluna, que são recolhidas, separadamente, pela extremidade inferior.
Quando a amostra não possui cor, recolhem-se várias frações iguais de eluente, testando-as quanto à presença ou não de substâncias dissolvidas