Demonstra Es Cont Beis S O Informa Es Obrigat Rios Divulgadas Anualmente
Demonstrações contábeis são informações obrigatórias divulgadas anualmente, pela administração de uma sociedade, representando a prestação de constas aos sócios e acionistas.
Essa satisfação sendo composta por “relatório da administração”, “Demonstrações contábeis” e “Notas Explicativas”.
Balanço Patrimonial
Balanço patrimonial é uma demonstração contábil, seu objetivo é expor a situação financeira e patrimonial de uma entidade. O balanço apresenta Ativos e Passivos e também Patrimônio Líquido, que é o resultado entre o total de ativos e passivo.
Demonstração de resultado do Exercício – DRE
Tem o propósito de evidenciar a formação do resultado líquido do exercício, confrontando as receitas, custos e despesas. Oferecendo uma síntese econômica dos resultados operacionais. Apesar de presentados para fins fiscais, trimestralmente o DRE é elaborado mensalmente.
Demonstrações de mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
Qualquer uma das demonstrações é aceita no Brasil, entretanto a DMPL é mais completa, pois contém uma coluna com os dados da DLPA. A DLPA é obrigatória, mas pode ser substituída pela DMPL.
Nessa demonstração evidencia-se a mutação do patrimônio líquido em termos globais e em termos de mutações internas.
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)
Essa demonstração foi substituída pela “Demonstração dos fluxos de caixa”; Tinha como principal objetivo evidenciar as origens de recursos que ampliam a folga financeira em curto prazo e as aplicações de recursos que consomem essa folga.
Demonstração dos fluxos de caixa – DFC
Fundamentada pela lei nº 11638/07 no Brasil, a DFC demonstra as movimentações das disponibilidades e o fluxo de caixa.
Demonstração do valor adicionado – DVA
A DVA foi implantada no Brasil, sob a lei nº 11.638/07 que tem como objetivo informar os valores das riquezas e sua forma de distribuição
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados – DLPA
A empresa tem a