Observação dos pigmentos fotossintéticos
Capelo A.; Silva D.; Aguiar D.; Moraes P.. (1).
Abstract: Observe the different pigments present in the cells of beings that carry out photosynthesis, where we can explain it through this experience.
Keywords: Chlorophyll chromatography, photosynthetic pigments, Photosynthesis, Autotrophic Nutrition, photometry, Espectrofotometria.
Introdução: Alguns seres vivos existentes no nosso planeta, designados por seres autotróficos, desenvolveram a capacidade de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte de energia externa, este processo desenvolvido pelas plantas, micro algas e bactérias é denominado por fotossíntese. Estes seres fotoautotróficos utilizam a energia luminosa para produzir compstos orgânicos a partir de diòxido de carbono (CO2), e água (H2O), dizem que estes seres convertem a energina luminosa em energina química. (2)
Pode equacionar-se a fotossíntese da seguinte maneira:
Material:
Folhas de espinafres
Alcool
Almofariz
Funil
Gobelé
Placa de Petri
Vareta de vidro
Areia fina
Tesoura
Papel de filtro (1).
O dióxido de carbono, a água e a luz são “obtidos” a partir do meio ambiente, a clorofila é um pigmento de cor verde, sintetizado pelas cêlulas dos seres fotossintéticos, fundamental para a captação de energina luminosa.
Nas plantas a fotossíntese ocorre ao nível dos cloroplastos: é na membrana dos tilacóides destes organelos que se localizam as clorofilas. O processo fotossintético compreende duas fases: a fase fotoquímica (dependente da luz), e a fase química (não dependente da luz).
A fase fotoquímica ocorre nos tilacóides e nesta etapa têm lugar reacções fotoquímicas importantes como a:
. Fotólise da água - dissociação das moléculas de águas em oxigénio e hidrogénio, na presença da luz, aqui a água funciona como o dador primário de eletrões;
. Oxidação da clorofila - ao ser excitada pela luz, a clorofila emite electrões, ficando na forma