ESPERIMENTOS DE SOLOS 1
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Relatório de Laboratório
- ENSAIO DE UMIDADE –
Aula do dia 10/02/14
disciplina: mecânica dos solos I alunos: samuel benicio leonardo
Recife, 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: Solos I DATA: 17/02/2014
Ensaio de umidade
1. INTRODUÇÃO e OBJETIVO
A umidade do solo (h) é definida como o peso da água (Pa) contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas (Ps) do solo, sendo expressa em porcentagem. A umidade do solo pode ser determinada através de 03 métodos: secagem em estufa, speedy e expedito do álcool.
No método de secagem em estufa a amostra é mantida com temperatura 100 °C, até que apresente peso constante, o que significa que ela perdeu a sua água por evaporação.
O segundo método utiliza o aparelho speedy e um conjunto de ampolas com cerca de 6,5g e carbureto de cálcio.
O último método para determinação da umidade é pelo emprego de álcool etílico, onde o mesmo é adicionado à amostra com a posterior queima.
2. Procedimentos
- Método da Estufa : Separa-se cápsulas (identificadas por números gravados em seu fundo) e leva até a balança pesando-as , anotando as respectivas massas. Após isso coloca-se uma quantidade de solo em cada uma das cápsula e pesa novamente anotando a massa (cápsula + solo úmido) , leva-se as cápsulas com o solo para estufa, levando-as a uma temperatura de 100º C. Após a estuda as cápsulas são levadas para o dessecador para que as mesmas voltem a temperatura ambiente, pesa-se o conjunto (cápsula + solo) novamente, e anotse a nova massa, pois essa é a massa do solo sem umidade mais a cápsula. Efetua-se, no mínimo, três determinações do teor de umidade por amostra, para excluir