LOGISTICA
COM HABILITAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO À MARKETING
LAURO DE FREITAS/BA
2013.1
CASE DA PUMA: REPOSICIONAMENTO DA MARCA.
RESENHA: MARKETING PESSOAL
DISCENTE:
FERNANDO DEZIDÉRIO
ESTE TRABALHO FAZ PARTE DO CONTEÚDO DA MATÉRIA DE INTRODUÇÃO À MARKETING LECIONADO PELO PROFº. ANDRÉ.
LAURO DE FREITAS/BA
2013.1
Case da Puma: Reposicionamento de marca
Como eles mudaram seu posicionamento para fugir de uma crise que se alastrava há muito tempo, tendendo a falência. A nova identidade de marca surgiu da fusão de três elementos: esporte, estilo de vida e moda. A estratégia da marca foi se tornar a opção mais descolada e não a melhor ou mais moderna. E hoje, os consumidores estão buscando diferenciação, e ter estilo é uma forma de se diferenciar. Em seguida concentrou-se em um público-alvo mais amplo: a ampla faixa de consumidores de 15 a 35 anos, aos quais ofereceu submarcas alusivas a diversos esportes e atividades. Ou seja, usar Puma tornou-se um estilo de vida; e não apenas uma marca de qualquer produto no mercado.
Além disso, o papel da comunicação foi essencial justamente pela não massificação da marca. Elaborar formas de divulgação específicas para cada segmento é algo complexo; mas de grandes resultados. O site segmentado é um exemplo de uma grande estratégia da comunicação e marketing.
O processo de reestruturação do posicionamento da Puma seguiu três fases. A primeira fase, assegurar uma plataforma financeira sólida, era necessária e primordial para o restabelecimento da marca. Devido aos altos prejuízos acumulados nos últimos anos a situação financeira da Puma era crítica, e para se reapresentar ao mercado, era preciso primeiramente estar livre de dívidas e conseguir capitalização no mercado. A fase 2, reposicionar a Puma, necessitava realmente de investimento pesado em marketing e propaganda; além de uma