Espelhos e Lentes
Disciplina: Física IV
Práticas de Laboratório
Professor: Marcelino
Espelhos e Lentes
Alunos: David Borges Jonathan Silva Oséias de Paula Raffael Christopher Wallef Sousa Israel Divan.
Coronel Fabriciano, 2015
INTRODUÇÃO
A luz é uma onda eletromagnética e interage com a matéria por meio de seus campos elétrico e magnético. Nessa interação, podem ocorrer alterações na velocidade, na direção de propagação, na intensidade e na polarização da luz. Esses fenômenos são descritos pelas equações de Maxwell, mas, em muitas situações, uma análise baseada nesse formalismo pode ser bastante complexa, além de fornecer mais informações do que se deseja. Alguns fenômenos associados à propagação da luz podem ser descritos, de forma mais simples, pela óptica geométrica.
Nessa óptica, fenômenos tais como a refração e a reflexão são descritos usando-se o conceito de raios de luz, ou seja, são linhas perpendiculares às frentes de onda, que indicam a direção de propagação da luz. A óptica geométrica é válida somente em situações em que as dimensões dos objetos com que a luz interage, por exemplo, lentes, espelhos ou anteparos.
Neste trabalho iremos demonstrar o que ocorre quando a luz interage com lentes e espelhos.
OBJETIVO
Neste trabalho iremos analisar o comportamento da luz ao incidir em espelhos e lentes, e determinar a distância focal de espelhos e lentes, de acordo com os passos a seguir:
Analisar e verificar a formação de imagens virtuais e reais através de espelhos planos, esféricos e lentes convergentes.
Estudar a produção de imagens virtuais, de objetos reais, obtidas por reflexão em superfícies planas; destacar a simetria entre objeto e imagem em relação ao sistema refletor.
Calcular e verificar o número de imagens formadas por um objeto colocado entre dois espelhos em uma associação angular.
Projetar a imagem de uma vela na parede utilizando uma lente convergente; calcular a distância focal da