espelhos e lentes
Alunos: Jéssica Flávia
Júlia Carolina
Gabriela Duarte
Hellen Assunção
Fátima
Rafael Martins
Coronel Fabriciano / Outubro 2013
ESPELHOS E LENTES
Relatório apresentado ao professor solicitante do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, como representação prática de tal experimento realizado pelos alunos do Curso de Engenharia Química.
Professor: Augusto Ferreira de Freitas
RESUMO
O trabalho apresenta uma experiência realizada em função de analisar a reflexão do raio incidente central nas lentes e espelhos para encontrar o foco dos devidos materiais. Esse fenômeno ocorre porque cada material possui raios refletidos em diferentes posições, dessa maneira cada material quando a um raio refletido apresentará distância focal diferente.
OBJETIVO
A realização do trabalho e prática tem como principal objetivo determinar a distância focal das lentes e espelhos, material no qual realizamos o experimento no laboratório. Determina-se também uma análise e conclusão de todo o processo da luz ao incidir sobre as lentes e espelhos.
INTRODUÇÃO
Espelhos Côncavo, Convexo e plano:
É importante, se ter um conhecimento inicial sobre as propagações luminosas em termos de raios de luz. Os raios são representados por linhas na direção em que a luz se propaga. Um objeto pode ser considerado como um conjunto de pontos separados, sendo que o objeto emitirá raios luminosos em todas as direções e em linha reta.
Quando um raio é refletido em uma superfície polida, ângulo de incidência se torna igual ao angulo de reflexão, considerados em relação a normal.
Se a superfície refletora for plana, o espelho é denominado plano. Como na figura abaixo: Figura 1: Espelho plano Fonte: Infoescola.com.br
Se a superfície for curva esférica, quando a parte espelhada está na